Conhecimento

Notícias

Notícias | 2024-04-11

José Maria Cabral Sacadura comenta as medidas de âmbito fiscal propostas pelo novo Governo

José Maria Cabral Sacadura, sócio e fiscalista da TELLES, esclarece ao Jornal de Negócios alguns aspetos relevantes sobre as medidas de âmbito fiscal propostas pelo novo Governo, com especial enfoque na redução da taxa de IRC. O advogado salienta que “dependendo da ‘escola económico-política’, a redução do IRC pode ser vista como um modo de libertar recursos para reinvestimento ou distribuição e potencial consumo”, o que poderá [entre outros efeitos] aumentar “a atratividade da nossa economia face a investimento direto estrangeiro”.  Avança ainda que “não sendo o IRC o imposto primordial em termos de captação de receita, e tendo, fruto da inflação, havido um incremento de outros impostos como o IVA, poder-se-á entender haver margem de gestão”. O fiscalista da TELLES entende que o desafio estará “em, a curto prazo, articular essa margem com as promessas e expectativas criadas noutras áreas”.

“Em coerência, a importância do fator tributário cresce em correlação inversa face à atratividade da economia em causa, sendo conhecidos alguns défices da nossa economia perante outras concorrentes, como as economias do leste europeu. Aí o fator fiscal pode de facto ter enorme relevância na atração de investimento direto estrangeiro”, refere o advogado da TELLES.

Consulte o artigo completo em:

Artigo completo | Fiscalidade é apenas um fator na hora de decidir investimento

Download PDF

voltar a Tellex

Subscrever Tellex

Dados Pessoais

Áreas de Prática

Reconhecimentos

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.