Conhecimento

Notícias

Notícias | 2025-12-16

TELLES assessora projeto Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ)

A TELLES assessorou o consorcio composto pela CEVAL e pelo FORUM OCEANO, uma organização sem fins lucrativos líder no desenvolvimento sustentável no norte de Portugal, na implementação do projeto Roteiro Naval Zero Carbono (RNCZ), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A iniciativa visa estabelecer caminhos de descarbonização para o setor da Indústria Naval, apoiados por diagnósticos setoriais, modelos de energias renováveis, benchmarking ESG, modelação de emissões e estudos técnicos, jurídicos e financeiros. Envolve também uma consulta estruturada com as partes interessadas da indústria para definir metas para 2025-2050.

A TELLES apoiou o processo de construção do roteiro, tendo em conta a regulação aplicada ao setor, incluindo aconselhamento contratual sobre questões diversas questões, nomeadamente, relacionadas com a energia, documentos estratégicos ESG e regulatórios e a elaboração de todos os quadros contratuais necessários para a execução do projeto.

A presente assessoria foi liderada por Ivone Rocha, sócia e coordenadora das áreas de Ambiente & Alterações Climáticas e Energia & Recursos Naturais, e contou com o apoio de Pedro Lousa Cabral, associado das mesmas áreas.

O projeto “Roteiro Naval Carbono Zero – Apoio à elaboração de roteiros de descarbonização da indústria e capacitação” tem como objetivo principal contribuir para a descarbonização do setor naval, através do envolvimento das empresas, instituições do sector, bem como outras entidades relevantes, na construção de um Roteiro para a descarbonização das indústrias navais.

No dia 15 de dezembro, teve lugar o evento “Do Roteiro à Ação”, promovido pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) e pelo Fórum Oceano – Cluster da Economia do Mar, durante o qual foi apresentada a versão final do Roteiro.

voltar a Tellex

Subscrever Tellex

Dados Pessoais

Áreas de Prática

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.