Conhecimento

Notícias

Notícias | 2023-10-24

Conversas Desassombradas | Sessão#1 | O Entendimento

Realizou-se, na sede da TELLES, no Porto, a primeira de uma série de cinco Conversas Desassombradas através das quais a TELLES procura trazer à reflexão interna com todos os que nela trabalham e, a partir daí, de um novo território, comunicar de dentro para fora um conjunto de preocupações que ligam os nossos valores na advocacia ao universo dos nossos clientes. E, também, contribuir para qualificar o debate no atual espaço público. Trata-se de uma manifestação da vontade que temos de continuar a assumir a nossa responsabilidade social, promovendo a ponderação, a exigência e o compromisso filosoficamente enquadrados.

O tema desta primeira sessão foi O Entendimento e contou com a participação de Diogo Pires Aurélio, filósofo especializado no pensamento político, e Pedro Mexia, autor, ensaísta e crítico, que conversaram com Eduardo Paz Barroso, professor universitário e programador cultural, curador desta programação exclusiva da TELLES. Rodrigo Rocha Andrade, advogado da "casa", falou sobre a pertinência deste tema para a sua profissão.

O Entendimento como contrato, o papel da crítica na cultura, a tradição e a crise da representação política, ou o lugar central da ciência em oposição à subjetividade das interpretações, foram alguns dos aspetos considerados. A relação entre o ato de acreditar e a racionalidade prática herdada da filosofia empirista inglesa foi outra das questões em destaque, tudo isso tratado numa linguagem que articulou a especificidade de alguns conceitos, trazendo-os para o campo concreto das dificuldades quotidianas com as quais as pessoas se confrontam.

Veja ou reveja a sessão clicando na imagem.

A próxima conversa, sobre A Interpretação, realizar-se- á em Lisboa a 13 de Dezembro.

Muito em breve encontra aqui mais informações.

voltar a Tellex

Subscrever Tellex

Dados Pessoais

Áreas de Prática

Reconhecimentos

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.