Conhecimento

Notícias

Notícias | 2023-07-25

Carlos Lucena fala sobre a criação de uma fundação como forma de investir em arte

Carlos Lucena, sócio fundador da TELLES e Presidente do Conselho de Administração da TELLES, durante a conferência dedicada à “Arte, um ativo que deve ser cuidadosamente gerido através das gerações”, explicou que a constituição de uma fundação é uma das formas mais populares de investir em arte, sublinhando que "a criação de uma fundação já não é tão fácil como há uns anos", isto porque o investidor tem, hoje em dia, de justificar a criação de uma fundação como tendo uma utilidade pública, que lhe garanta benefícios fiscais.

Além de os donativos passarem a ser vistos como custos, estes são aumentados. Os donativos não justificados são majorados em 20%, os donativos de contratos plurianuais para fins culturais específicos beneficiam de uma majoração de 30%. Além disso, há ainda benefícios que se destinam a entidades responsáveis pela promoção de projetos de serviço público nas áreas do teatro, música, ópera e bailado, que beneficiam de uma majoração de 40%.
Esta conferência organizada pelo (BDP) Banque Degroof Petercam vem evidenciar que a arte tem-se tornado cada vez mais popular entre investidores que procuram retornos de longo prazo.

Artigo | A arte também serve para embelezar a riqueza

Download PDF

voltar a Tellex

Subscrever Tellex

Dados Pessoais

Áreas de Prática

Reconhecimentos

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.