Gonçalo Pinto Ferreira, sócio e coordenador da área de Trabalho e Segurança Social da TELLES, em entrevista à Advocatus, analisou os principais desafios do mercado laboral em Portugal, tais como a transparência salarial, a adaptação legislativa ao teletrabalho e a inteligência artificial.
Defendendo que a transparência salarial se está a tornar um dos principais indicadores de maturidade das organizações, o advogado especializado em direito do trabalho destaca a importância de estruturas salariais claras, políticas de valorização do mérito e uma gestão de pessoas mais profissionalizada. Salienta ainda que, apesar dos avanços legislativos, muitos dos desafios estruturais do mercado de trabalho português continuam por resolver, referindo reformas que se impõem e que vão além da lei: “É preciso mudar a economia, a lei e a mentalidade”.
Na entrevista, o advogado da TELLES aborda ainda temas como a eficácia do direito a desligar, os despedimentos por extinção do posto de trabalho, a regulação dos trabalhadores de plataformas digitais, o impacto da IA nas relações laborais e os obstáculos à implementação efetiva da transparência salarial.
Para o sócio da TELLES, mais do que um cumprimento legal, a transparência salarial deve ser encarada como uma oportunidade estratégica para promover a justiça interna, reforçar a confiança e preparar o futuro das relações laborais em Portugal.
Leia a entrevista na integra aqui.
Termos e Condições | Política de Privacidade | Política de Cookies | Definições de Cookies | Copyright © 2018 - 2025 TELLES. All rights reserved. Created by SOFTWAY.