Ivone Rocha, sócia e coordenadora da área de Energia e Recursos Naturais da TELLES, partilhou com o Jornal Eco a sua reflexão sobre os desafios e prioridades do setor energético europeu, na sequência do recente apagão que afetou Portugal e Espanha.
Para Ivone Rocha, sócia da TELLES, fundadora da EFELA – European Federation of Energy Law Associations e membro da direção da APDEN – Associação Portuguesa de Direito da Energia, o incidente é “mais uma demonstração da urgência de fortalecer a ligação energética entre a Península Ibérica e o resto da Europa”. Em declarações à imprensa, a advogada especializada em energia destacou que “é essencial a Portugal estar ligado a Espanha. Ainda bem que temos um mercado ibérico de energia, essencial a uma boa formulação de preços, bem como à própria segurança de abastecimento”, salientou a advogada.
A sócia da TELLES alertou ainda para a necessidade de repensar a gestão das redes e sistemas energéticos, com especial enfoque na implementação de soluções de backup, como o recurso a sistemas de armazenamento de energia. “Ainda não temos dados concretos sobre o que se passou, mas tudo indica para uma oscilação súbita nos fluxos de potência, que provocou o isolamento da rede ibérica. Impõe-se retomar e implementar interligações, mas também se impõe olhar para a gestão de redes, com soluções estruturadas e tecnologicamente robustas”, concluiu.
A TELLES acompanha de forma próxima os desenvolvimentos regulatórios e estratégicos no setor da energia, prestando assessoria jurídica especializada a entidades públicas e privadas em todas as dimensões da transição energética em Portugal.
Clique aqui para ler o artigo na íntegra.
Termos e Condições | Política de Privacidade | Política de Cookies | Definições de Cookies | Copyright © 2018 - 2025 TELLES. All rights reserved. Created by SOFTWAY.