Knowledge

News

News | 2025-06-25

Conversas Desassombradas | A Inteligência Artificial entre a euforia e o temor

Arlindo Oliveira, uma das vozes mais influentes e respeitadas na área da inteligência artificial, foi o convidado da mais recente sessão de Conversas Desassombradas, uma iniciativa exclusiva da TELLES.

Num momento em que a inteligência artificial ocupa o centro do debate público, entre promessas de progresso e receios éticos e sociais, Arlindo Oliveira trouxe à discussão uma perspetiva informada e profundamente multidisciplinar. A sua intervenção, pautada pela clareza e pela visão estratégica, desafiou os presentes a pensar a inteligência artificial não apenas como um fenómeno tecnológico, mas como uma força transformadora das sociedades, das economias e da própria condição humana.

Com um percurso académico e profissional verdadeiramente notável, Arlindo Oliveira é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico e doutorado pela Universidade da Califórnia em Berkeley, com uma bolsa Fulbright. Ex-presidente do Instituto Superior Técnico, atual presidente do INESC e professor convidado da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, tem deixado a sua marca em instituições como o MIT, CERN, Universidade de Tóquio e Parlamento Europeu, sendo autor de cinco livros e de centenas de artigos científicos nas áreas da IA, algoritmos, bioinformática e arquitetura de computadores.

A conversa com Eduardo Paz Barroso — professor universitário, autor e programador cultural — decorreu no Altis Grand Hotel, em Lisboa, e proporcionou um momento de excelência intelectual, no qual se cruzaram ciência, filosofia, ética e responsabilidade.

A sessão teve início com as palavras de Francisco Espregueira Mendes, Managing Partner da TELLES, tendo dirigido um agradecimento especial a Carlos Lucena, Fundador da TELLES, mentor e impulsionador de Conversas Desassombradas. Um projeto que criou e que a TELLES prossegue, tendo como objetivo a promoção de uma sociedade mais evoluída e aberta à irreverência, à criatividade e à inovação.

Uma reflexão desassombrada, humanista e necessária sobre o presente que vivemos e o futuro que estamos a construir.

A sessão está disponível para visualização na íntegra, clicando na imagem. Saiba mais aqui.

Recordamos aqui a série de cinco Conversas Desassombradas que se realizaram no âmbito da comemoração dos 40 anos de profissão de Carlos Lucena, sócio fundador da TELLES.

back to Tellex

Subscribe Tellex

Personal Data

Areas of Practice

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.