Knowledge

Tellex

Articles | 2022-01-18

Nota Fiscal | Proposta de Diretiva Fiscal que estabelece novas regras para prevenir o uso indevido de Shell Entities

No passado dia 22 de dezembro de 2021 a Comissão da União Europeia (UE) divulgou uma nova Proposta de Diretiva - (no jargão comunitário “Unshell Directive”), com o objetivo de desencorajar a criação e o uso abusivo das denominadas “shell entities” ou empresas de fachada na obtenção de vantagens fiscais.

A Proposta aplica-se a todas as entidades (na expressão da Proposta, “undertakings”) residentes na UE, que prossigam uma atividade económica, independentemente da sua forma jurídica, tendo como principais efeitos práticos a possibilidade de tais entidades poderem ser desconsideradas pelos demais Estados-membros da UE como residentes para efeitos dos acordos e dupla tributação e/ou das Diretivas Mãe-Filhas (quanto ao pagamento de dividendos) e Juros & Royalties.

Caso a Proposta seja aprovada, as disposições da nova Diretiva deverão ser transpostas e entrar em vigor no espaço da UE a partir de 1 de janeiro de 2024.

A equipa de Fiscal da TELLES preparou uma nota informativa, na qual analisa detalhadamente os principais aspetos da Proposta.

Ficheiro

Download PDF

  back to knowledge

Subscribe Tellex

Personal Data

Areas of Practice

Recognitions

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.